O Que é Angústia, Precauções e Tratamento



De repente, vem aquele aperto no peito! Pode ser em qualquer momento, hora ou lugar. Como se uma grande mão apertasse seu peito... e vem uma sensação bem esquisita de opressão. Você quer se livrar dela, mas não consegue. O coração bate mais rápido ou então você sente uma apreensão. Medo do futuro? Quase como se descesse de montanha russa.... aquele friozinho na barriga terrível.

Em alguns momentos, você está bem e a apreensão surge sem pedir licença. Em outros, está associada a alguma preocupação ou sensação de insegurança. Se você vive um momento confuso ou difícil, a angústia pode se instalar na sua mente e no seu coração. 

A angústia pode ser um sinalizador para a depressão. Pessoas deprimidas sentem angústia e a ansiedade pode surgir de repente. A ansiedade está associada à respiração também. A pessoa ansiosa respira muito rápido ou sente uma sensação de sufocamento, "peito apertado". 

O que fazer quando você sentir esta sensação desagradável? Acomete ricos e pobres, jovens, velhos e crianças. 

A angústia é mais comum nas mulheres. Quando sentir esta sensação desagradável, primeiro afaste a possibilidade de causa orgânica como: distúrbios hormonais como: menopausa, climatério, entre outros. Anemia, problemas cardíacos e depressão, por exemplo. 

Geralmente, a angústia está associada à depressão e algumas pessoas são predispostas a sofrer de angústia periódica. Nem sempre quem sente angústia ocasionalmente, sofre de depressão. A angústia pode ser uma manifestação da ansiedade. A ansiedade é o receio do futuro. 

A ansiedade é um recurso utilizado por nós para nos preparar, de certa forma para acontecimentos futuros. Quando temos uma prova, um encontro importante, uma decisão a tomar, podemos sentir esta sensação de apreensão. É o receio do novo e do inusitado. Nosso organismo lança mão de uma carga extra de adrenalina. 

Quando estas sensações surgem e são momentâneas fazem parte do cotidiano do ser humano. Não podemos controlar os acontecimentos e isso gera medo. Podemos controlar nossas emoções; isso é tranquilizador. 

A angústia pode estar associada a causas psicológicas como: traumas, complexos, meio ambiente repressor ou desgastante podem desencadear sensações de opressão. 

Sensação de vazio interior, mudanças de vida, podem estar associadas à angústia. Quando a pessoa se aposenta, pode sentir esta sensação de insegurança. O que farei agora? A "síndrome do ninho vazio" pode ser também uma das causas da angústia ou ansiedade. Os filhos estão criados, estudam fora e os pais se sentem vazios. Viveram sempre em função dos filhos e agora?
 
 
Atendimento psicológico individual ou em grupo pode melhorar sua qualidade de vida, porque ajuda a ver e enxergar que como nos colocarmos na vida, de nos relacionarmos com as pessoas (na vida social e no trabalho) e com nossa maneira de ser frente a tristezas, alegrias e diversidades; enfim, como recebemos e como damos afetos e como esse dar e receber torna nossa existência feliz ou infeliz.

É pouco? O fato de percebermos (e termos consciência de) como reagimos frente a situações boas ou más – na vida afetiva, na família, nas relações sociais e de trabalho - nos dá mais liberdade de escolhas, deixamos de agir impulsivamente; de outra forma, ficamos à mercê dos fatos e situações, não fazemos escolhas, é o inconsciente que está totalmente no comando.

Tudo isso acontece, pelo menos, sob três aspectos:

- Problemas de vida: são aqueles que independem da pessoa, por exemplo: situação político-econômica do país (desemprego, baixos salários, violência, dívidas), a perda de parentes ou amigos, doenças incapacitantes, entre outros.

- Problemas de personalidade: aqueles estruturais, isto é, que foram se formando no decorrer do crescimento e socialização do indivíduo; por exemplo: timidez, egoísmo, etc. Aqui se incluem, como possíveis fatores causadores, os traumas, repressões e a não superação de conflitos de infância.

- Problemas psicológicos – depressão, anorexia, bulimia (compulsão alimentar), distúrbios de humor (irritabilidade e crises de fúria) , disforia (melancolia e falta de interesse na vida), distimia (variações de estado de humor), alcoolismo, esquizofrenia e outros.Tais problemas podem ser de ordem física, ocasionados por distúrbios neurológicos, pela ingestão de substâncias nocivas (álcool, outras drogas ou contaminação por produtos químicos) com repercussão no comportamento e com perda de qualidade de vida.


- Atendimento psicoterápico: é feito por um psicólogo. Ele ajuda as pessoas a entenderem seus sentimentos em relação à vida, em sessões psicoterápicas. Essas sessões são encontros periódicos entre o paciente e o psicólogo (geralmente, uma ou duas vezes por semana), onde a pessoa expõe suas queixas e demandas (sofrimentos, aflições, angústias, problemas de relacionamento ou existenciais, doenças).


Psicologia voltada para o ser, conhecendo a si mesmo.

Trabalhamos com orientação vocacional, palestras em escolas e empresas.


 

Local: Tijuca Praça Saens Pena

Whatsapp: 97534-2004


Grupo Saúde PSI

End.: Tijuca - Praça Saens Pena

Whatsapp: 97534-2004

__._,_.___

Enviado por: Atendimento PSI SOCIAL <psiclinicasaude@yahoo.com.br>
Responder através da web através de email Adicionar um novo tópico Mensagens neste tópico (1)
Conheça nossa ferramenta de busca de vagas, um serviço desenvolvido para facilitar sua busca por recolocação profissional. Acesse agora www.portallsm.net

NÃO PANFLETE SEU CV. CVs DENTRO DO PERFIL SÃO BEM-VINDOS.

Para sair do grupo, clique no link SAIR DO GRUPO, no final de qualquer mensagem do grupo.

Faca parte das nossas comunidades no Facebook e LinkedIN, basta procurar por SANDRA MARA ou LISTA DA SANDRA MARA.

Fique conectado.
Sandra Mara

.

__,_._,___

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2012 Vagas de Recepcionistas e Atendentes / Template by : Urangkurai